Contactos

Fundador

Monsenhor António Bento da Guia

Diretora

Teresa Adão

Redação

Amadeu Araújo - C.P. nº 6764

Comissão Redatorial

Ana Oliveira

Administrador

Paulo Coelho


Telefones
232 420 947 | 254 581 027
Email
correio @ beirao.pt
Endereço Web
www.correiobeirao.pt
Sede Administrativa
Rua formosa nº 127 | 3500-135 Viseu

Estatuto Editorial

O “Correio Beirão” é um órgão de informação generalista, pluralista e independente, que se orienta pelos princípios da liberdade e procura, fundamentalmente, assegurar a todos os seus leitores o direito à informação. É um quinzenário de âmbito regional propriedade da empresa “Travel Gate, Unipessoal, Lda”, que se rege pelos seguintes princípios básicos:

- O “Correio Beirão” orienta-se por critérios de isenção e rigor, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, económica ou religiosa, defendendo, sempre, um jornalismo sério, exigente e de qualidade, que recusa o sensacionalismo e a informação fácil e que respeita todas as opiniões ou crenças.

- O “Correio Beirão” respeita os direitos, liberdades e garantias consignadas na Constituição da República, nomeadamente as que se enquadram nos direitos, obrigações e deveres da Lei de Imprensa e do Código Deontológico dos Jornalistas.

- O “Correio Beirão” privilegia a informação de âmbito local e regional, de conteúdo diversificado, abrangendo os mais variados campos de atividade e correspondendo às motivações e interesses do seu público-alvo; sem descurar, também, a informação de âmbito nacional ou internacional que se julgue de relevante interesse para a comunidade em que este jornal se insere.

- O “Correio Beirão” diferencia, muito claramente, a informação da opinião. Reserva-se, no entanto, o direito de relacionar, interpretar e emitir opinião sobre quaisquer factos ou acontecimentos, sempre no respeito da legislação em vigor, e em espaços devidamente assinalados como tal, nomeadamente nos seus editoriais. Assegura que, nos espaços de informação livre, promoverá o confronto das diversas correntes ideológicas, políticas, económicas ou religiosas.

- O “Correio Beirão” compromete-se a respeitar, sempre, o sigilo das suas fontes de informação, não admitindo, nunca, a quebra desse princípio.

- O “Correio Beirão” responde apenas perante os seus leitores, numa relação rigorosa e transparente, livre de quaisquer influências de poderes públicos e particulares.

- O “Correio Beirão” considera a sua atividade como um serviço de interesse público, que trabalha em nome do desenvolvimento da identidade e da cultura local, da promoção do progresso económico, social e cultural das populações. Identificado com estes princípios, o “Correio Beirão” compromete-se, como se determina na Lei de Imprensa, «a respeitar os princípios deontológicos da Imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação».